top of page

Chat GPT: o que é?

Atualizado: 7 de mai.

Você conhece o GPT?

O GPT ou “Generative Pre-Trained Transformer” (Transformador pré-treinado generativo) é um algoritmo baseado em inteligência artificial.



O conceito você já entendeu, agora siga a leitura para entender como o GPT funciona e como ele pode facilitar sua vida:



O GPT foi criado com foco em diálogos virtuais. O sucesso da ferramenta está em oferecer ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas.

O Chat GPT se baseia em uma rede neural chamada Transformer, projetada especialmente para lidar com textos. O modelo de inteligência artificial tem várias camadas que permitem à plataforma prestar atenção nas palavras-chave, ao contexto e aos diferentes significados que as palavras podem ter. Trata-se de um modelo extremamente avançado de geração de texto.



E quem é o dono do Chat GPT? A organização OpenAI, em tese é sem fins lucrativos, vem recebendo colaboração financeira de diversas empresas com objetivo de desenvolver tecnologia. Elon Musk, é também um dos cofundadores da OpenAI, mas deixou a empresa. Além dele, estão na lista Sam Altman, Peter Thiel e Reid Hoffman.




Como funciona o Chat GPT?

Como toda inteligência artificial, o Chat GPT se alimenta de informações que coleta na internet. Ele basicamente transforma os questionamentos dos usuários, em respostas.

O grande diferencial aqui é que essas respostas podem ser criativas. Ao invés de só responder as perguntas como um mecanismo de busca, o chat GPT é capaz de contextualizar temas, elaborar textos, letras de música, poesias, contos, códigos de programação, receitas e assim por diante.

Porém, os próprios criadores do Chat GPT alertam que as respostas dadas podem ser imprecisas. Mesmo que os resultados sejam próximos do ideal, é possível ocorrer erros.

Os textos que a plataforma escreve não podem substituir a qualidade de um conteúdo feito por um profissional. Mas a expectativa é que a inteligência artificial evolua e consiga elaborar textos mais complexos.




Então, você já testou o chat GPT? Conta o que você achou aqui nos comentários…





3 visualizações0 comentário
bottom of page