top of page

Como ser um bom ouvinte?

Atualizado: 7 de mai.

Como ser um bom ouvinte?

A comunicação é algo presente na vida do ser humano e ela só acontece quando a mensagem do locutor chega ao interlocutor. E nem sempre isso acontece, sendo que as vezes a culpa é nossa, justamente por não ouvirmos de verdade o que o outro nos disse, e pode acreditar, uma pequena falha de comunicação pode fazer um grande estrago.

Desse modo, hoje vamos falar sobre como ser um bom ouvinte. Caso você não saiba, um bom ouvinte não é aquela pessoa que escuta calada e pronto…vai um pouco além disso e você pode até se considerar um bom ouvinte (como muitas pessoas) mas depois de ler esse post vai rever algumas coisas, porque ouvir verdadeiramente não é nenhum pouco fácil, por mais que pareça ser.

E antes que você questione a importância de ser um bom ouvinte, a boa audição pode ser usada a seu favor, e é uma das principais características de um bom líder…pode confiar, melhorar o seu papel como ouvinte fará uma boa diferença em sua vida.




Então, como você pode se tornar um melhor ouvinte? A fórmula ou receita mais simples é:

  • Cale-se

  • Ouça

  • Repita



Parece simples, né? Sinceramente é esse o segredo, não tem fórmula mágica, mas essas três coisinhas julgadas como simples demais não são o que parecem ser.

O problema é que você não realiza isso de fato. Normalmente em uma conversa você espera ansiosamente a outra pessoa parar de falar para você poder falar de você, e enquanto essa pessoa fala você já está planejando o que vai falar quando ela terminar…não é assim? Meu querido, isso não é ouvir, é apenas fingimento.

Aqui estão os segredos:


Foco

Uma razão simples pela qual a maioria das pessoas luta para ouvir, mesmo quando têm a intenção de fazê-lo, é que elas falham em fornecer sua atenção total. Distrações, estresse, preocupações e multitarefa interferem na audição de alta qualidade, como todos sabemos pela experiência cotidiana. Se você realmente pretende ouvir, precisa se concentrar — ponto. Atenção total ao que a outra pessoa está falando, depois que ela terminar você para, pensa e responde.

Autocontrole

Interrupções impulsivas são uma grande ameaça à escuta. A menos que você possa controlar suas emoções, sejam positivas ou negativas, você entrará em ação cedo demais, sem deixar que as pessoas exponham seu ponto de vista. É por isso que a atenção plena é um preditor consistente de uma melhor audição. Esperar que a outra pessoa termine, e até contar dois ou três segundos depois que ela se calou, é um exercício simples para manter seus sentimentos e pensamentos sob controle. 

Inclusão

Mesmo que você tenha conseguido realizar as duas primeiras coisas, ainda é importante que você transmita à outra pessoa que está ouvindo. Em outras palavras, o que você quer é aproveitar a reputação de ser um bom ouvinte. Portanto, quando sua vez chegar e for você quem precisa falar, certifique-se de incorporar a perspectiva da outra pessoa, fazer referência ao que ela disse e reagir à narrativa e aos argumentos dela. Muitas pessoas aprendem a esperar sua vez, apenas para fazer um discurso que planejaram antes, talvez enquanto fingem ouvir a outra pessoa com sucesso. Em suma, inclua a outra pessoa em sua história, para que você possa ter mais empatia… e ouvir você.

Não é difícil, mas exige um pouco de paciência, controle e empatia com o outro…, Mas então, gostou?


0 visualização0 comentário
bottom of page