top of page

Curiosidades sobre o Natal

Atualizado: 7 de mai.

O Natal é uma data comemorativa que ocorre no dia 25 de dezembro, simbolizando o nascimento de Jesus Cristo.

É uma data muito importante para o cristianismo e passada de geração a geração.

No meio disso tudo, sabemos que muitas tradições são feitas por fazer, e as pessoas não sabem seu verdadeiro intuito.

Por isso, aqui estão algumas curiosidades sobre o natal que você provavelmente não sabe. Confira:



A origem do Natal

Uma curiosidade sobre o Natal é que nem sempre no dia 25 de dezembro foi comemorado o nascimento de Jesus. Essa data só foi determinada no ano de 350 d.C, quando o Papa Júlio I, bispo de Roma, oficializou a data na igreja Católica. Pois seu objetivo era que a data coincidisse com a festa pagã que celebrava o Rei Sol.




Papai Noel

Uma curiosidade sobre o Natal é que inicialmente o papai Noel era uma representação do bispo católico do século IV, chamado de São Nicolau. Assim, ele era um homem que costumava distribuir presentes para as crianças mais pobres, levando alegria e esperança para elas.

Além dele, o deus viking Odin também é considerado como um tipo fonte de inspiração para o bom velhinho. De acordo com a mitologia nórdica, Odin montava seu cavalo voador, Sleipnir, que tinha oito pernas e nas noites de inverno dava presentes e punições às crianças que enchiam suas botas ou meias com agrados para o cavalo.

Também dizem que a Coca-Cola foi a criadora do papai Noel. Segundo o E-farsas, em 1823, um jornal dos Estados Unidos publicou o poema “The Night Before Christmas”, que descrevia um senhor idoso que se deslocava com um trenó e entrava nas casas pela chaminé. A publicação foi atribuída ao professor Clement Clarke Moore. A figura foi absorvida pelo imaginário popular e posteriormente apareceram publicações que remetem ao velho. Em 1863, o cartunista americano Thomas Nast fez uma ilustração que foi parar na capa da revista Harper’s Weekly. A figura já tinha barba grande e roupa vermelha. Somente em 1931, quando o mito do velhinho que entregava presentes já era popular, a Coca-Cola contratou Haddon “Sunny” Sundblom para criar a campanha de Natal daquele ano, nascendo o Papai Noel da forma que conhecemos.




Presépio

No século XIII, São Francisco de Assis realizou uma pregação sobre o nascimento de Jesus e montou um cenário para representar. Logo, foi colocado uma imagem do menino Jesus em um presépio de palha cercado de jumentos e bois. Por isso, se tornou um marco para o natal, sendo a representação do nascimento de Cristo.



Presentes

Os presentes também fazem parte das curiosidades sobre o Natal, cuja origem foi o nascimento de Jesus. Pois ao nascer, os três reis magos levaram para ele presentes, como ouro, incenso e mirra. Consequentemente, se tornou uma tradição presentear as pessoas no natal, como um ato de carinho e afeto.


As estrelas

A estrela representa a forma que os três reis magos localizaram o menino Jesus. Por isso, Jesus representa a própria estrela, como aquele que nasceu para guiar a humanidade. Além disso, também representa proteção divina.


Peru de Natal

Entre as curiosidades sobre o Natal, está o hábito de servir peru nas ceias de natal, que surgiu em 1621 na cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. E então foi servido pela primeira vez em uma ceia de Ação de Graças. Representava uma ave mais barata e fácil de engordar, por isso, foi levada pelos espanhóis para a Europa no século XVI e se popularizou com o tempo.


Velas de Natal

Uma curiosidade sobre o Natal que é muito interessante é o uso de velas. Acredita-se que, na Alemanha, um senhor deixava velas expostas em sua janela para que os viajantes tivessem seus caminhos iluminados. Logo, fazendo mais uma ligação com Jesus Cristo, pois representa a bondade dele, e sua luz que tira as pessoas do caminho das trevas.



Bolas natalinas

Elas surgiram como uma forma de substituir antigos enfeites que eram utilizados nas árvores de natal. Começaram a ser produzidas no século XIX por um vidraceiro alemão. Assim sendo, substituiu maças, nozes e pedras que eram usados de enfeite nas árvores de Natal.

Como uma das curiosidades sobre o Natal, a primeira árvore de Natal artificial foi feita pelos alemães, usando penas de ganso tingidas.

Folhas de azevinho

Inicialmente, elas surgiram como símbolo de boas vibrações, saúde, paz e felicidade, além disso, era utilizada em portas e janelas para espantar espíritos. Atualmente, como uma das curiosidades sobre o Natal, elas são usadas apenas como símbolo de proteção e boas energias para as pessoas.



Visco

Os antigos celtas acreditavam que o visco era símbolo de fertilidade e paz. Por isso, quando se encontravam com inimigos por baixo de um visco, tinham como dever abaixar as armas e se abraçar. Logo, os americanos se apropriaram dessa tradição, e sempre que se encontram de baixo do visco devem se beijar, como símbolo de felicidade e sorte no próximo ano.



Verde, vermelho e dourado

Essas são as cores tradicionais para o natal, isso pelo que cada uma delas representa. O verde simboliza a vida e o renascimento, o vermelho representa o sangue de Cristo, e o dourado transmite luz, riquezas e realeza.

Já sabia de alguma dessas? 

Agora nesse Natal você vai poder continuar com as tradições e sabendo o seus significados. 

Não se esqueça de compartilhar com a familia e amigos!!

1 visualização0 comentário
bottom of page