top of page

O agronegócio brasileiro

Atualizado: 7 de mai.

O motor da economia do Brasil é o agronegócio. Os agricultores brasileiros estão à frente de seus pares americanos e europeus na preferência por canais digitais para compras agrícolas

McKinsey realizou uma pesquisa com mais de 5.600 agricultores em nove países. A pesquisa mostrou que os produtores brasileiros são os que mais usam técnicas sustentáveis quando a questão é plantio direto e controle biológico em larga escala.



Os agricultores brasileiros continuam mais digitalizados do que os americanos e europeus, com uma taxa total em torno de 40%.

Quando se analisa o comportamento digital do agricultor brasileiro, é possível perceber que o movimento de adesão a canais e ferramentas digitais (que já era notável) foi fortemente acelerado no último ano, principalmente por causa da pandemia.



Vale destacar, que o perfil do agricultor mais propenso à digitalização, tanto na compra quanto na venda, é de menos de 45 anos ou com tamanho de propriedade superior a 500 ha. Basicamente, o agricultor jovem ou com maior escala de produção está puxando a revolução digital da agricultura brasileira.

E esse é um dos motivos do agronegócio brasileiro ser mais adapto a práticas mais modernas, seja de venda, compra ou produção. Já que, essa geração mais nova, está mais adaptada as novas tecnologias.



Além disso, o país tem propriedades maiores e colheita duas vezes por ano, o que permite avaliar mais rápido os benefícios da digitalização.

Fora que o uso dessas tecnologias tem aumentado o rendimento da produção e a redução de custos das operações, além da melhoria da qualidade do produto final.

No Brasil, a preferência por esses canais passou de 36% para 46% dos produtores nos últimos 12 meses, um aumento de 10 pontos percentuais, enquanto nos Estados Unidos e Europa, ao longo desse mesmo período, o crescimento desse índice foi de 7 pontos percentuais.




Todo esse crescimento se sustenta principalmente no uso intenso do WhatsApp e no avanço acelerado de marketplaces agrícolas. O estudo mostra que o lançamento e desenvolvimento de marketplaces agrícolas no Brasil é uma realidade em expansão.

Nos próximos anos, com o avanço do conhecimento e com mais agricultores tendo sucesso em suas experiências digitais, o caminho natural é de que o uso dessas ferramentas siga crescendo, o que cria novas oportunidades e um imperativo de modernização para todos os atores do ecossistema agrícola.




Vale associar todas essas informações ao crescimento dos cursos relacionados a agricultura e agronegócio, isso porque como esse mercado vem obtendo muito sucesso, certamente a procura por profissionais da área também cresce junto. Então fica a dica para você que está procurando uma área para se especializar!!





0 visualização0 comentário
bottom of page