top of page

Oratória e sua importância

Atualizado: 7 de mai.

Algumas pessoas acreditam que falar bem é um dom, e claro que existem aqueles que tem mais facilidade e desenvoltura para essa tarefa, mas o lance de ser um dom é só uma desculpa. Qualquer pessoa pode falar bem diante de um público. E se você não tem essa facilidade é para isso que existem as técnicas de oratória, para ajudar no seu desenvolvimento frente ao público. Para entender mais sobre oratória e sua importância leia a seguir:


O que é oratória? Oratória é a arte e prática de falar em público. Ou seja: é um conjunto de técnicas que auxiliam a composição e declamação de discursos envolventes. A oratória também se enquadra como um dos segmentos de expressão da retórica, que é um campo da fala que emprega a linguagem para persuadir ou transmitir uma mensagem de forma convincente. Esse tipo de linguagem geralmente é mais usado na literatura, publicidade e na arte, como pinturas e música.


Qual é a função da oratória? Basicamente, a oratória serve de suporte ou base para aqueles que desejam falar bem em público. Sem o uso dela, conteúdos relevantes podem acabar se tornando monótonos, fazendo com que o ouvinte não se sinta estimulado.


Como posso ter uma boa oratória? Um modo de desenvolver a oratória é a partir da leitura,  assistir de palestras e por meio de cursos. Todo esse conhecimento vai facilitar a aplicabilidade de diferentes estratégias que irão melhorar a sua capacidade de comunicação. Além disso, o treino é a melhor forma de desenvolver a sua oratória.

Agora, confira as dicas: Esteja preparado(a) Faça anotações e tenha o seu discurso estruturado para que você consiga transmitir a mensagem sem ruídos. Ah… Não é para escrever um “textão” e ler. A ideia aqui é ter guias para orientar as suas falas de forma lógica.


Saiba qual linguagem usar Tente conhecer o universo da sua audiência e crie a sua mensagem de acordo com ele. Se você tem uma plateia mais técnica, vale usar termos técnicos sobre o assunto o qual você está falando. Mas, se as pessoas são leigas no assunto, adapte a sua mensagem para uma linguagem que eles irão compreender.


Seja objetivo(a) Expresse as suas ideias de forma objetiva e clara, afinal, o público é composto por pessoas diferentes e com níveis de conhecimento diferentes também, que precisam ser “cativadas”.


Use uma narrativa Quem não gosta de ouvir uma boa história? Usar uma narrativa envolvente é um bom aspecto da oratória. Use exemplos próprios ou de personalidades para inspirar a sua plateia.


Atente-se à entonação da sua voz A mensagem do seu discurso é o elemento central da sua apresentação, mas para que ela chegue até o público de maneira coerente, seus movimentos enquanto fala, sua expressão facial e seu tom de voz, precisam estar alinhados para transmitir a mesma ideia.


Não importa qual é a sua área de atuação. A oratória pode ser aplicada de diversas formas no seu cotidiano, quer seja na vida pessoal, como, principalmente, na profissional. Portanto, vale muito a pena aprimorar a sua oratória e ter o famoso “dom” de falar bem em público!!




0 visualização0 comentário
bottom of page