3 anos já, e ainda falando de pandemia? Sim.
Por mais que o ápice da pandemia acabou, ainda estamos sofrendo as consequências, principalmente quando se trata de mercado de trabalho, que inclusive, é o assunto de hoje.
Confira as tendências para o mercado de trabalho no ano de 2023:
De Home Office para Anywhere office (escritório em qualquer lugar)
A tendência do home office virou uma necessidade para todos. Gostando ou não, foi provado que é possível trabalhar sem sair de casa.
Claro que muita gente não gostou, mas muita gente amou, tanto é que o trabalho remoto ainda continua e vai se prolongar, evoluindo para o anywhere office. Basicamente, essa modalidade permite que os profissionais possam trabalhar a qualquer momento e em qualquer lugar, ganhando uma grande flexibilidade.
Trabalhar para empresas internacionais sem sair do país
Olha o anywhere aqui. Você pode trabalhar para uma empresa japonesa estando no Brasil. Pensa que loucura?
Pior que nem tanto, essa prática está cada vez mais comum. A mão de obra brasileira entrou no radar das empresas estrangeiras e por isso, diminui as fronteiras de atuação e aumenta nossas possibilidades.
Bom, se você sonha em entrar na onda dessa tendência, não se esqueça de estudar línguas e também como funciona o sistema de cada país.
Crescimento do trabalho informal
Com a pandemia o número de demissões aumentou, logo, muita gente teve que encontrar outras formas de ganhar dinheiro para enfrentar esse período. E assim, o número de trabalhos informais cresceu significativamente.
Trabalhos relacionados a internet tiveram grande destaque, porque traziam uma lucratividade interessante e as pessoas podiam fazer com o próprio celular em casa.
Profissional Slash
Carreira slash ou profissional slash são conceitos que vêm sendo aplicados a profissionais que exercem várias atividades simultaneamente, operando de maneira híbrida e atuando com múltiplas carreiras.
Se antes o seu currículo determinava a sua vida profissional, hoje sua carreira pode ser múltipla e não necessariamente estar ligada à sua formação.
Você pode sim ser gerente de marketing, que trabalha como chefe de cozinha e ainda atua como Professor de Yoga.
E essa tendência é simplesmente incrível, ainda mais para quem é indeciso com o que quer da vida. Viu só? Para que escolher 1 profissão se você pode ter várias?
Novas habilidades profissionais
Cada vez mais serão as habilidades humanas/comportamentais que farão a diferença entre os profissionais. E além das competências técnicas (hard skills) e das competências comportamentais (soft skills), existem, também, algumas competências humanas necessárias para a nova era.
Conhecidas como real skills, essential skills ou core skills, essas competências são importantes para navegar nessa nova realidade. Podemos destacar exemplos como:
Pensamento crítico
Resolução de problemas
Criatividade
Análise de dados
Gestão remota de equipes
Execução é importante, mas qualquer um pode aprender e fazer. Agora, não são todos que tem as soft skills e as real skills.
Lifelong Learning
O lifelong learning parte de uma premissa muito simples: o aprendizado não tem data para acabar. Os profissionais precisam estar sempre dispostos a aprender algo novo, acompanhando o ritmo intenso das transformações do mercado.
A aprendizagem precisa ser encarada como um processo sem fim: nenhum diploma, por mais requisitado que seja, pode encerrar a sua jornada de desenvolvimento.
O que achou dessas tendências? Já aproveita e compartilha com seus amigos!
Fonte: catho
Comentarios